ANÁLISE DO DISCURSO
De acordo com a Análise do Discurso, em nosso livro de apoio, os discursos são marcados de acordo com as leituras, as experiências de vida, as crenças e convicções dos sujeitos, envolvidos na interação. Entende-se por crenças/convicções o que define a constituição dos indivíduos em sujeitos. Essas crenças também são responsáveis pela determinação dos processos de significação dos textos.
Pêcheux (1997) define crenças, convicções como “ relação imaginária dos indivíduos com suas condições reais de existência”, que podem ser entendidas como ideologia. Isso significa dizer, que se leva em consideração os pontos de vista de uma determinada sociedade acerca de uma certa situação.
A partir dessas reflexões, apresentamos uma situação, que envolve uma empresa multinacional de sabonetes, cremes, enfim, produtos de limpeza. Em uma publicidade, para vender um sabão em líquido, uma mulher negra tira uma camiseta preta para revelar uma outra mulher, ou seja, uma mulher branca, vestida com uma camiseta da cor branca, colocando o interlocutor/leitor/telespectador a pensar que, após usar o produto dessa empresa, quem é negro, ao tomar banho com o sabão e limpar-se, tirando a sujeira, fica da cor branca.
Essa propaganda foi motivo de polêmica ao ser veiculada pela mídia.
Após a descrição do anúncio, qual é a ideologia/crença manifestada pela publicidade, propagada por essa empresa?
Aponte a resposta correta.
A valorização das raças sem distinção é uma bandeira que essa empresa tem levantado nos últimos anos.
O anúncio apresenta uma carga de preconceito racial, valorizando a raça negra.
Para essa empresa ser branco é como ser negro. Todo ser humano é igual.
O anúncio apresenta uma carga de preconceito racial, valorizando a raça branca.
O anúncio coloca-se como protetor das campanhas que têm a crença de que os seres humanos são todos iguais.
Conforme estudamos no livro de apoio, com base em Ducrot (1980), uma frase
pode constituir-se de diversos termos ou expressões que, além do caráter informativo e comunicacional, desempenham o papel de revelar o pensamento e têm a função de promover uma orientação argumentativa ao enunciado, a fim de conduzir o interlocutor a determinadas direções ou conclusões. Fabri (2013), em sua tese de doutorado, comprova que o termo “já” pode funcionar não
só como advérbio de tempo, mas também como conector que promove uma orientação argumentativa com a função semelhante à da conjunção adversativa “mas”.
Observe uma frase, a seguir, em que a palavra “já” é empregada com essa função argumentativa, direcionando o interlocutor(leitor/ouvinte) a uma determinada conclusão e não apenas com a função de advérbio de tempo.
Assinale a opção correta.
O time de voleibol já conquistou várias medalhas internacionais.
O sol já se foi, só nos resta dormir.
De acordo com a meteorologia haverá mudança de tempo: no sudeste tempo firme, com sol, já no sul, chuvarada e muito frio.
O Brasil, com esforços de entidades não governamentais, já tem exemplos práticos de sucesso em comunidades carentes de crianças abandonadas pelas famílias.
Mário, ultimamente, vive com problemas financeiros, já que decidiu não trabalhar mais.
A semântica da enunciação é uma teoria que estuda os textos a partir do discurso, do contexto. No livro de apoio, “Origens, conceituação e desenvolvimento”, temos uma explicação que elucida a perspectiva dessa semântica, ou seja, a leitura e a produção de um texto implicam um jogo de relação entre sujeitos (leitor e autor) e mundo, sendo a linguagem uma forma de ação, visto que ela é carregada de intencionalidade. Tudo que falamos, lemos, escrevemos, ouvimos tem intenções.
Assim, a enunciação envolve um contexto, em que há tempo, espaço, finalidades, objetivos, sujeitos...
A partir dessas reflexões, leia o texto, a seguir, que faz parte de uma enunciação, um acontecimento: um escritório, uma tarde, um diálogo, sujeitos...
Uma funcionária estava conversando com seu chefe sobre tecnologia, quando, espontaneamente, proferiu o seguinte enunciado: - “Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar”. Após dizer a palavra desenferrujar, a funcionária e o chefe que era um senhor muito sistemático ficaram muito constrangidos.
Diante disso, valendo-se de seus estudos em relação à Semântica da Enunciação, julgue as afirmativas.
I) Nesta enunciação, temos o enunciado: Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar. A partir desse enunciado, podemos inferir outros dois enunciados: E1 - O senhor está enferrujado e o E2:O senhor se desenferrujará.
II) Para a Semântica da Enunciação, o fenômeno da pressuposição (suposição, hipótese) é substituído pelo de enunciador (locutor), e, nesse caso, um deles está presente no enunciado (sequência linguística), e o outro não está, pois aparece apenas implicitamente, nas entrelinhas.
III) O enunciado causou constrangimento para a funcionária e para o chefe, porque nele está contido implicitamente o E1: O senhor está enferrujado, com a ideia de não estar em forma e até desatualizado. O chefe, por ser sistemático, possivelmente entendeu a expressão enferrujado como depreciativa.
É correto no que se afirma em
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
O livro de apoio faz uma diferença entre oração e enunciado, ou seja, na oração, o contexto é somente o contexto da fala, com um único sujeito do discurso e não há uma interação extraverbal, não há uma relação com a situação. Já o enunciado é alternado por sujeitos do discurso, relacionando-se com o contexto extraverbal. O participante do discurso pode ou não concordar com a proposta do falante.
Observe, em qual ou quais do(s) exemplo(s) a seguir a placa: “CUIDADO” forma um enunciado.
I Em uma avenida movimentada.
II Em um hospital, com piso escorregadio.
III Em uma sala de aula, com as carteiras ordenadas e todos os alunos nos lugares.
IV Em uma escada rolante de uma grande loja, em dia de liquidação.
Aponte a alternativa correta.
I, III, e IV.
I, II, III e IV.
Somente IV.
I e II.
I, II e IV.
Para Foucault (1969), o enunciado é a materialidade repetível, ou seja, a sequência linguística que faz sentido em uma situação, é, também, a unidade elementar do discurso (discurso é um conjunto de enunciados que pertence à mesma formação discursiva.).O enunciado acontece toda vez que o indivíduo emite um conjunto de signos, podendo ser repetível, enquanto a enunciação não se repete, ela é singular.
No enunciado: “Lugar de mulher é na cozinha’, temos:
Assinale a alternativa correta.
Há um enunciado que confirma a luta da mulher pela igualdade de gêneros.
Há um enunciado que pertence à uma formação discursiva do discurso machista.
O enunciado pertence à uma formação discursiva que justifica a luta dos jovens por um ensino melhor.
Há uma enunciação religiosa, cujo enunciado comprova as crenças desse segmento.
O enunciado diz respeito às reivindicações das mulheres modernas.
Para responder a esta questão, você deverá criar/imaginar a seguinte cena retirada de uma charge de Lila.
Uma criança pobre, barriga grande, descalça e usando apenas bermudas, conversa com a mãe e diz:
“ - Mãe, meu sonho quando crescer é ser um prefeito, deputado, senador ou governador.”
Ao que a mãe responde:
“ – Já, eu gostaria que você fosse um homem trabalhador”.
A partir disso, pode-se afirmar que:
I – A mãe, mesmo sendo carente, é consciente das atitudes de alguns políticos e não se deixa enganar facilmente.
II – No discurso do filho, fica claro, para ele, que ser político é algo bom.
III – As identidades dos sujeitos são construídas na sociedade que o cerca.
IV – Nossa identidade deve ser entendida como uma construção individual, pois os outros não a influenciam.
V – As situações discursivas, que incluem questões históricas sociais, valores, convicções, representadas na charge, contribuem para o processo de produção dos sentidos do leitor.
Estão corretas as afirmativas.
III e V.
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.
Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.
A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparecem no quadro vários desenhos de carteiras quebradas, vidraças estraçalhadas, e de marcas de tiros de arma de fogo nas paredes.”
Agora, você, como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:
I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.
II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.
III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões mais pobres.
IV A escola, hoje, tem como concorrentes as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.
Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.
É correto o que se afirma em.
III e IV.
I, e III.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III.
No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar no Brasil( de 1964 a 1985): “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.
Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.
(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
(...)
O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.
Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?
“Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar.
Sem lhe pedir licença.” (Chico Buarque).
Assinale a opção correta.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
A valorização das raças sem distinção é uma bandeira que essa empresa tem levantado nos últimos anos.
O anúncio apresenta uma carga de preconceito racial, valorizando a raça negra.
Para essa empresa ser branco é como ser negro. Todo ser humano é igual.
O anúncio apresenta uma carga de preconceito racial, valorizando a raça branca.
O anúncio coloca-se como protetor das campanhas que têm a crença de que os seres humanos são todos iguais.
Conforme estudamos no livro de apoio, com base em Ducrot (1980), uma frase
pode constituir-se de diversos termos ou expressões que, além do caráter informativo e comunicacional, desempenham o papel de revelar o pensamento e têm a função de promover uma orientação argumentativa ao enunciado, a fim de conduzir o interlocutor a determinadas direções ou conclusões. Fabri (2013), em sua tese de doutorado, comprova que o termo “já” pode funcionar não
só como advérbio de tempo, mas também como conector que promove uma orientação argumentativa com a função semelhante à da conjunção adversativa “mas”.
Observe uma frase, a seguir, em que a palavra “já” é empregada com essa função argumentativa, direcionando o interlocutor(leitor/ouvinte) a uma determinada conclusão e não apenas com a função de advérbio de tempo.
Assinale a opção correta.
O time de voleibol já conquistou várias medalhas internacionais.
O sol já se foi, só nos resta dormir.
De acordo com a meteorologia haverá mudança de tempo: no sudeste tempo firme, com sol, já no sul, chuvarada e muito frio.
O Brasil, com esforços de entidades não governamentais, já tem exemplos práticos de sucesso em comunidades carentes de crianças abandonadas pelas famílias.
Mário, ultimamente, vive com problemas financeiros, já que decidiu não trabalhar mais.
A semântica da enunciação é uma teoria que estuda os textos a partir do discurso, do contexto. No livro de apoio, “Origens, conceituação e desenvolvimento”, temos uma explicação que elucida a perspectiva dessa semântica, ou seja, a leitura e a produção de um texto implicam um jogo de relação entre sujeitos (leitor e autor) e mundo, sendo a linguagem uma forma de ação, visto que ela é carregada de intencionalidade. Tudo que falamos, lemos, escrevemos, ouvimos tem intenções.
Assim, a enunciação envolve um contexto, em que há tempo, espaço, finalidades, objetivos, sujeitos...
A partir dessas reflexões, leia o texto, a seguir, que faz parte de uma enunciação, um acontecimento: um escritório, uma tarde, um diálogo, sujeitos...
Uma funcionária estava conversando com seu chefe sobre tecnologia, quando, espontaneamente, proferiu o seguinte enunciado: - “Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar”. Após dizer a palavra desenferrujar, a funcionária e o chefe que era um senhor muito sistemático ficaram muito constrangidos.
Diante disso, valendo-se de seus estudos em relação à Semântica da Enunciação, julgue as afirmativas.
I) Nesta enunciação, temos o enunciado: Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar. A partir desse enunciado, podemos inferir outros dois enunciados: E1 - O senhor está enferrujado e o E2:O senhor se desenferrujará.
II) Para a Semântica da Enunciação, o fenômeno da pressuposição (suposição, hipótese) é substituído pelo de enunciador (locutor), e, nesse caso, um deles está presente no enunciado (sequência linguística), e o outro não está, pois aparece apenas implicitamente, nas entrelinhas.
III) O enunciado causou constrangimento para a funcionária e para o chefe, porque nele está contido implicitamente o E1: O senhor está enferrujado, com a ideia de não estar em forma e até desatualizado. O chefe, por ser sistemático, possivelmente entendeu a expressão enferrujado como depreciativa.
É correto no que se afirma em
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
O livro de apoio faz uma diferença entre oração e enunciado, ou seja, na oração, o contexto é somente o contexto da fala, com um único sujeito do discurso e não há uma interação extraverbal, não há uma relação com a situação. Já o enunciado é alternado por sujeitos do discurso, relacionando-se com o contexto extraverbal. O participante do discurso pode ou não concordar com a proposta do falante.
Observe, em qual ou quais do(s) exemplo(s) a seguir a placa: “CUIDADO” forma um enunciado.
I Em uma avenida movimentada.
II Em um hospital, com piso escorregadio.
III Em uma sala de aula, com as carteiras ordenadas e todos os alunos nos lugares.
IV Em uma escada rolante de uma grande loja, em dia de liquidação.
Aponte a alternativa correta.
I, III, e IV.
I, II, III e IV.
Somente IV.
I e II.
I, II e IV.
Para Foucault (1969), o enunciado é a materialidade repetível, ou seja, a sequência linguística que faz sentido em uma situação, é, também, a unidade elementar do discurso (discurso é um conjunto de enunciados que pertence à mesma formação discursiva.).O enunciado acontece toda vez que o indivíduo emite um conjunto de signos, podendo ser repetível, enquanto a enunciação não se repete, ela é singular.
No enunciado: “Lugar de mulher é na cozinha’, temos:
Assinale a alternativa correta.
Há um enunciado que confirma a luta da mulher pela igualdade de gêneros.
Há um enunciado que pertence à uma formação discursiva do discurso machista.
O enunciado pertence à uma formação discursiva que justifica a luta dos jovens por um ensino melhor.
Há uma enunciação religiosa, cujo enunciado comprova as crenças desse segmento.
O enunciado diz respeito às reivindicações das mulheres modernas.
Para responder a esta questão, você deverá criar/imaginar a seguinte cena retirada de uma charge de Lila.
Uma criança pobre, barriga grande, descalça e usando apenas bermudas, conversa com a mãe e diz:
“ - Mãe, meu sonho quando crescer é ser um prefeito, deputado, senador ou governador.”
Ao que a mãe responde:
“ – Já, eu gostaria que você fosse um homem trabalhador”.
A partir disso, pode-se afirmar que:
I – A mãe, mesmo sendo carente, é consciente das atitudes de alguns políticos e não se deixa enganar facilmente.
II – No discurso do filho, fica claro, para ele, que ser político é algo bom.
III – As identidades dos sujeitos são construídas na sociedade que o cerca.
IV – Nossa identidade deve ser entendida como uma construção individual, pois os outros não a influenciam.
V – As situações discursivas, que incluem questões históricas sociais, valores, convicções, representadas na charge, contribuem para o processo de produção dos sentidos do leitor.
Estão corretas as afirmativas.
III e V.
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.
Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.
A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparecem no quadro vários desenhos de carteiras quebradas, vidraças estraçalhadas, e de marcas de tiros de arma de fogo nas paredes.”
Agora, você, como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:
I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.
II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.
III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões mais pobres.
IV A escola, hoje, tem como concorrentes as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.
Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.
É correto o que se afirma em.
III e IV.
I, e III.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III.
No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar no Brasil( de 1964 a 1985): “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.
Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.
(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
(...)
O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.
Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?
“Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar.
Sem lhe pedir licença.” (Chico Buarque).
Assinale a opção correta.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
O time de voleibol já conquistou várias medalhas internacionais.
O sol já se foi, só nos resta dormir.
De acordo com a meteorologia haverá mudança de tempo: no sudeste tempo firme, com sol, já no sul, chuvarada e muito frio.
O Brasil, com esforços de entidades não governamentais, já tem exemplos práticos de sucesso em comunidades carentes de crianças abandonadas pelas famílias.
Mário, ultimamente, vive com problemas financeiros, já que decidiu não trabalhar mais.
A semântica da enunciação é uma teoria que estuda os textos a partir do discurso, do contexto. No livro de apoio, “Origens, conceituação e desenvolvimento”, temos uma explicação que elucida a perspectiva dessa semântica, ou seja, a leitura e a produção de um texto implicam um jogo de relação entre sujeitos (leitor e autor) e mundo, sendo a linguagem uma forma de ação, visto que ela é carregada de intencionalidade. Tudo que falamos, lemos, escrevemos, ouvimos tem intenções.
Assim, a enunciação envolve um contexto, em que há tempo, espaço, finalidades, objetivos, sujeitos...
A partir dessas reflexões, leia o texto, a seguir, que faz parte de uma enunciação, um acontecimento: um escritório, uma tarde, um diálogo, sujeitos...
Uma funcionária estava conversando com seu chefe sobre tecnologia, quando, espontaneamente, proferiu o seguinte enunciado: - “Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar”. Após dizer a palavra desenferrujar, a funcionária e o chefe que era um senhor muito sistemático ficaram muito constrangidos.
Diante disso, valendo-se de seus estudos em relação à Semântica da Enunciação, julgue as afirmativas.
I) Nesta enunciação, temos o enunciado: Com esse trabalho, o senhor irá se desenferrujar. A partir desse enunciado, podemos inferir outros dois enunciados: E1 - O senhor está enferrujado e o E2:O senhor se desenferrujará.
II) Para a Semântica da Enunciação, o fenômeno da pressuposição (suposição, hipótese) é substituído pelo de enunciador (locutor), e, nesse caso, um deles está presente no enunciado (sequência linguística), e o outro não está, pois aparece apenas implicitamente, nas entrelinhas.
III) O enunciado causou constrangimento para a funcionária e para o chefe, porque nele está contido implicitamente o E1: O senhor está enferrujado, com a ideia de não estar em forma e até desatualizado. O chefe, por ser sistemático, possivelmente entendeu a expressão enferrujado como depreciativa.
É correto no que se afirma em
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
O livro de apoio faz uma diferença entre oração e enunciado, ou seja, na oração, o contexto é somente o contexto da fala, com um único sujeito do discurso e não há uma interação extraverbal, não há uma relação com a situação. Já o enunciado é alternado por sujeitos do discurso, relacionando-se com o contexto extraverbal. O participante do discurso pode ou não concordar com a proposta do falante.
Observe, em qual ou quais do(s) exemplo(s) a seguir a placa: “CUIDADO” forma um enunciado.
I Em uma avenida movimentada.
II Em um hospital, com piso escorregadio.
III Em uma sala de aula, com as carteiras ordenadas e todos os alunos nos lugares.
IV Em uma escada rolante de uma grande loja, em dia de liquidação.
Aponte a alternativa correta.
I, III, e IV.
I, II, III e IV.
Somente IV.
I e II.
I, II e IV.
Para Foucault (1969), o enunciado é a materialidade repetível, ou seja, a sequência linguística que faz sentido em uma situação, é, também, a unidade elementar do discurso (discurso é um conjunto de enunciados que pertence à mesma formação discursiva.).O enunciado acontece toda vez que o indivíduo emite um conjunto de signos, podendo ser repetível, enquanto a enunciação não se repete, ela é singular.
No enunciado: “Lugar de mulher é na cozinha’, temos:
Assinale a alternativa correta.
Há um enunciado que confirma a luta da mulher pela igualdade de gêneros.
Há um enunciado que pertence à uma formação discursiva do discurso machista.
O enunciado pertence à uma formação discursiva que justifica a luta dos jovens por um ensino melhor.
Há uma enunciação religiosa, cujo enunciado comprova as crenças desse segmento.
O enunciado diz respeito às reivindicações das mulheres modernas.
Para responder a esta questão, você deverá criar/imaginar a seguinte cena retirada de uma charge de Lila.
Uma criança pobre, barriga grande, descalça e usando apenas bermudas, conversa com a mãe e diz:
“ - Mãe, meu sonho quando crescer é ser um prefeito, deputado, senador ou governador.”
Ao que a mãe responde:
“ – Já, eu gostaria que você fosse um homem trabalhador”.
A partir disso, pode-se afirmar que:
I – A mãe, mesmo sendo carente, é consciente das atitudes de alguns políticos e não se deixa enganar facilmente.
II – No discurso do filho, fica claro, para ele, que ser político é algo bom.
III – As identidades dos sujeitos são construídas na sociedade que o cerca.
IV – Nossa identidade deve ser entendida como uma construção individual, pois os outros não a influenciam.
V – As situações discursivas, que incluem questões históricas sociais, valores, convicções, representadas na charge, contribuem para o processo de produção dos sentidos do leitor.
Estão corretas as afirmativas.
III e V.
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.
Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.
A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparecem no quadro vários desenhos de carteiras quebradas, vidraças estraçalhadas, e de marcas de tiros de arma de fogo nas paredes.”
Agora, você, como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:
I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.
II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.
III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões mais pobres.
IV A escola, hoje, tem como concorrentes as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.
Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.
É correto o que se afirma em.
III e IV.
I, e III.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III.
No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar no Brasil( de 1964 a 1985): “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.
Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.
(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
(...)
O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.
Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?
“Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar.
Sem lhe pedir licença.” (Chico Buarque).
Assinale a opção correta.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
O livro de apoio faz uma diferença entre oração e enunciado, ou seja, na oração, o contexto é somente o contexto da fala, com um único sujeito do discurso e não há uma interação extraverbal, não há uma relação com a situação. Já o enunciado é alternado por sujeitos do discurso, relacionando-se com o contexto extraverbal. O participante do discurso pode ou não concordar com a proposta do falante.
Observe, em qual ou quais do(s) exemplo(s) a seguir a placa: “CUIDADO” forma um enunciado.
I Em uma avenida movimentada.
II Em um hospital, com piso escorregadio.
III Em uma sala de aula, com as carteiras ordenadas e todos os alunos nos lugares.
IV Em uma escada rolante de uma grande loja, em dia de liquidação.
Aponte a alternativa correta.
I, III, e IV.
I, II, III e IV.
Somente IV.
I e II.
I, II e IV.
Para Foucault (1969), o enunciado é a materialidade repetível, ou seja, a sequência linguística que faz sentido em uma situação, é, também, a unidade elementar do discurso (discurso é um conjunto de enunciados que pertence à mesma formação discursiva.).O enunciado acontece toda vez que o indivíduo emite um conjunto de signos, podendo ser repetível, enquanto a enunciação não se repete, ela é singular.
No enunciado: “Lugar de mulher é na cozinha’, temos:
Assinale a alternativa correta.
Há um enunciado que confirma a luta da mulher pela igualdade de gêneros.
Há um enunciado que pertence à uma formação discursiva do discurso machista.
O enunciado pertence à uma formação discursiva que justifica a luta dos jovens por um ensino melhor.
Há uma enunciação religiosa, cujo enunciado comprova as crenças desse segmento.
O enunciado diz respeito às reivindicações das mulheres modernas.
Para responder a esta questão, você deverá criar/imaginar a seguinte cena retirada de uma charge de Lila.
Uma criança pobre, barriga grande, descalça e usando apenas bermudas, conversa com a mãe e diz:
“ - Mãe, meu sonho quando crescer é ser um prefeito, deputado, senador ou governador.”
Ao que a mãe responde:
“ – Já, eu gostaria que você fosse um homem trabalhador”.
A partir disso, pode-se afirmar que:
I – A mãe, mesmo sendo carente, é consciente das atitudes de alguns políticos e não se deixa enganar facilmente.
II – No discurso do filho, fica claro, para ele, que ser político é algo bom.
III – As identidades dos sujeitos são construídas na sociedade que o cerca.
IV – Nossa identidade deve ser entendida como uma construção individual, pois os outros não a influenciam.
V – As situações discursivas, que incluem questões históricas sociais, valores, convicções, representadas na charge, contribuem para o processo de produção dos sentidos do leitor.
Estão corretas as afirmativas.
III e V.
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.
Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.
A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparecem no quadro vários desenhos de carteiras quebradas, vidraças estraçalhadas, e de marcas de tiros de arma de fogo nas paredes.”
Agora, você, como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:
I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.
II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.
III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões mais pobres.
IV A escola, hoje, tem como concorrentes as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.
Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.
É correto o que se afirma em.
III e IV.
I, e III.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III.
No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar no Brasil( de 1964 a 1985): “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.
Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.
(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
(...)
O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.
Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?
“Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar.
Sem lhe pedir licença.” (Chico Buarque).
Assinale a opção correta.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
I, III, e IV.
I, II, III e IV.
Somente IV.
I e II.
I, II e IV.
Para Foucault (1969), o enunciado é a materialidade repetível, ou seja, a sequência linguística que faz sentido em uma situação, é, também, a unidade elementar do discurso (discurso é um conjunto de enunciados que pertence à mesma formação discursiva.).O enunciado acontece toda vez que o indivíduo emite um conjunto de signos, podendo ser repetível, enquanto a enunciação não se repete, ela é singular.
No enunciado: “Lugar de mulher é na cozinha’, temos:
Assinale a alternativa correta.
Há um enunciado que confirma a luta da mulher pela igualdade de gêneros.
Há um enunciado que pertence à uma formação discursiva do discurso machista.
O enunciado pertence à uma formação discursiva que justifica a luta dos jovens por um ensino melhor.
Há uma enunciação religiosa, cujo enunciado comprova as crenças desse segmento.
O enunciado diz respeito às reivindicações das mulheres modernas.
Para responder a esta questão, você deverá criar/imaginar a seguinte cena retirada de uma charge de Lila.
Uma criança pobre, barriga grande, descalça e usando apenas bermudas, conversa com a mãe e diz:
“ - Mãe, meu sonho quando crescer é ser um prefeito, deputado, senador ou governador.”
Ao que a mãe responde:
“ – Já, eu gostaria que você fosse um homem trabalhador”.
A partir disso, pode-se afirmar que:
I – A mãe, mesmo sendo carente, é consciente das atitudes de alguns políticos e não se deixa enganar facilmente.
II – No discurso do filho, fica claro, para ele, que ser político é algo bom.
III – As identidades dos sujeitos são construídas na sociedade que o cerca.
IV – Nossa identidade deve ser entendida como uma construção individual, pois os outros não a influenciam.
V – As situações discursivas, que incluem questões históricas sociais, valores, convicções, representadas na charge, contribuem para o processo de produção dos sentidos do leitor.
Estão corretas as afirmativas.
III e V.
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.
Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.
A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparecem no quadro vários desenhos de carteiras quebradas, vidraças estraçalhadas, e de marcas de tiros de arma de fogo nas paredes.”
Agora, você, como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:
I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.
II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.
III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões mais pobres.
IV A escola, hoje, tem como concorrentes as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.
Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.
É correto o que se afirma em.
III e IV.
I, e III.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III.
No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar no Brasil( de 1964 a 1985): “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.
Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.
(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
(...)
O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.
Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?
“Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar.
Sem lhe pedir licença.” (Chico Buarque).
Assinale a opção correta.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
Há um enunciado que confirma a luta da mulher pela igualdade de gêneros.
Há um enunciado que pertence à uma formação discursiva do discurso machista.
O enunciado pertence à uma formação discursiva que justifica a luta dos jovens por um ensino melhor.
Há uma enunciação religiosa, cujo enunciado comprova as crenças desse segmento.
O enunciado diz respeito às reivindicações das mulheres modernas.
Para responder a esta questão, você deverá criar/imaginar a seguinte cena retirada de uma charge de Lila.
Uma criança pobre, barriga grande, descalça e usando apenas bermudas, conversa com a mãe e diz:
“ - Mãe, meu sonho quando crescer é ser um prefeito, deputado, senador ou governador.”
Ao que a mãe responde:
“ – Já, eu gostaria que você fosse um homem trabalhador”.
A partir disso, pode-se afirmar que:
I – A mãe, mesmo sendo carente, é consciente das atitudes de alguns políticos e não se deixa enganar facilmente.
II – No discurso do filho, fica claro, para ele, que ser político é algo bom.
III – As identidades dos sujeitos são construídas na sociedade que o cerca.
IV – Nossa identidade deve ser entendida como uma construção individual, pois os outros não a influenciam.
V – As situações discursivas, que incluem questões históricas sociais, valores, convicções, representadas na charge, contribuem para o processo de produção dos sentidos do leitor.
Estão corretas as afirmativas.
III e V.
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.
Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.
A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparecem no quadro vários desenhos de carteiras quebradas, vidraças estraçalhadas, e de marcas de tiros de arma de fogo nas paredes.”
Agora, você, como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:
I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.
II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.
III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões mais pobres.
IV A escola, hoje, tem como concorrentes as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.
Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.
É correto o que se afirma em.
III e IV.
I, e III.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III.
No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar no Brasil( de 1964 a 1985): “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.
Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.
(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
(...)
O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.
Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?
“Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar.
Sem lhe pedir licença.” (Chico Buarque).
Assinale a opção correta.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
III e V.
I, II, III e V.
III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Freitas (2001) afirma ser necessário que o leitor tenha uma atitude responsiva ativa diante do texto. Compreender é participar de um diálogo com o autor, com o destinatário, com o outro.
Bakhtin (1995) diz que toda palavra comporta duas faces. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte.
A partir dessas reflexões, vamos imaginar uma foto, que tenha sido publicada em um jornal impresso de grande circulação: “um quadro de giz, de uma escola pública da periferia de uma capital brasileira, com a palavra VIOLÊNCIA nele escrita. Além disso, aparecem no quadro vários desenhos de carteiras quebradas, vidraças estraçalhadas, e de marcas de tiros de arma de fogo nas paredes.”
Agora, você, como leitor ativo, dialogue com essa imagem, pensando nas condições de produção em que essa foto está inscrita e conclua que:
I Vive-se em um país marcado pela violência, principalmente, em grandes cidades.
II Muitos alunos, que buscam a escola para adquirir conhecimentos, encontram nela um ambiente de medo e de insegurança.
III A situação da violência, que assusta pais, alunos, professores, tem maior incidência em escolas de regiões mais pobres.
IV A escola, hoje, tem como concorrentes as tecnologias usadas pelos jovens, o que os desestimulam a continuar seus estudos.
Assinale a opção que tenha afirmações verdadeiras de acordo com o que está posto anteriormente.
É correto o que se afirma em.
III e IV.
I, e III.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III.
No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar no Brasil( de 1964 a 1985): “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.
Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.
(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
(...)
O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.
Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?
“Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar.
Sem lhe pedir licença.” (Chico Buarque).
Assinale a opção correta.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
III e IV.
I, e III.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III.
No livro de apoio, há uma afirmação referente aos efeitos de sentidos em letras de música que foram censuradas na época do regime militar no Brasil( de 1964 a 1985): “aceitar que se está sempre no jogo, na relação das diferentes formações discursivas, na relação entre diferentes sentidos é falar em efeitos de sentido”. Nesse lugar se situa o silêncio, ou seja, as maneiras de fazer significar os sentidos censurados.
Analisemos a letra da canção de Chico Buarque, “Apesar de você”.
(...) Apesar de você amanhã há de ser um outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença.
(...)
O pronome você, na letra da canção, não se refere a uma pessoa, em especial, mas a um regime de governo, no caso ao governo ditatorial. Usa-se o discurso amoroso para falar de política.
Continuando a análise, que efeitos de sentido, os versos, a seguir, podem desencadear no interlocutor?
“Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria.
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar.
Sem lhe pedir licença.” (Chico Buarque).
Assinale a opção correta.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
O autor tem esperança de que um dia, talvez, os militares voltem ao poder, e a liberdade reine.
O autor tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
O período do governo ditatorial impediu que o casal realizasse o sonho do casamento.
O autor tem uma certa esperança de que um dia, talvez, os militares saiam do poder, e a liberdade reine.
O autor não tem a certeza de que o governo ditatorial vai acabar, e um novo tempo vai surgir, ou seja, um tempo de liberdade e de alegria.
Analisando o que é a formação discursiva, no livro de apoio, observamos que ela faz parte das práticas discursivas e está presente em uma determinada situação, que ocorre em determinados espaço e tempo e que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates dentre muitos outros.
Diante disso, observamos que, normalmente, as formações discursivas dizem respeito às grandes unidades históricas, aos grandes fatos sociais, constituídos pelo enunciados.
Leia atentamente as alternativas e observe aquela, cujo enunciado se enquadra em uma prática discursiva, que se relaciona a grandes fatos sociais.
Assinale a opção correta.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
A escola do bairro São Benedito fechará as portas nesta semana, que antecede as festividades religiosas do bairro.
Um acidente grave ocorreu no interior da Bahia.
Houve morte, depois da briga de família, no casamento deste final de semana.
No Fórum Mundial sobre o meio ambiente, ficou determinado a todos os países um padrão de consumo sustentável para todos os países.
As crianças da creche da Vila Maria ficaram sem leite, após as férias do meio do ano.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente, não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
A partir da história de Dik Browne, diga o que está implícito na fala da mãe da jovem. Mãe e filha vão a uma vidente, ou seja, uma senhora que faz previsões para o futuro. A jovem filha pergunta à vidente qual seria o segredo para um casamento perfeito, repleto de felicidade. A vidente responde que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos, que não faça bagunça em casa, dentre outras coisas.
A mãe da jovem imediatamente intervém e diz: “Em outras palavras... case com um homem morto.”
Assinale a opção correta.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.
A vidente afirma que a jovem logo encontrará um homem perfeito e será feliz para sempre, como nos contos de fada.
A mãe da jovem ficou muito feliz com a conclusão da vidente ao dizer que um casamento perfeito depende de um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos e que não faça bagunça em casa.
A afirmação da mãe deixa claro que o casamento traz felicidade, já que o homem perfeito não existe.
A jovem não concordou com a posição da mãe, pois ela acredita que irá encontrar um homem que ajude nas tarefas de lar, que não fique até tarde no bar com os amigos.
A afirmação da mãe deixa claro que felicidade e casamento são incompatíveis, já que o homem perfeito não existe.